Pista de Team Penning é inaugurada em Vila Paulista, Barra de São Francisco

13

Nesta terça-feira, 16 de fevereiro de 2021, várias pessoas se reuniram na Propriedade Rural do empresário Jonoel Garcia, em Vila Paulista, para a inauguração de uma pista de Team Penning. Uma prova de inauguração entre competidores amigos marcou o início das atividades.

A pista especial para a prática da modalidade Team Penning (apartação) em breve receberá competições.

O vereador Lemão Vitorino (PSD), presidente da Câmara Municipal de Barra de São Francisco, esteve presente e elogiou a iniciativa. “Temos que parabenizar a iniciativa do nosso amigo Jonoel e seus filhos Jonderson, Rafael e Vinícius (Chiquinho). Ficou um ambiente descontraído e atraente por ter pessoas de todas as idades. Realmente um esporte para a família”, disse Lemão ao SiteBarra.

Team Penning

Nascido nos ranchos americanos, o Team Penning é um trabalho antigo e usado para o tratamento dos animais. No começo, o método servia para separar o gado para dentro dos currais para marcação, medicação, ou até transporte. Hoje se tornou uma competição de ritmo acelerado e com muitas emoções

O Team Penning é praticado por três pessoas dando a oportunidade das famílias correrem juntas. Uns fizeram deste esporte um hobby, para outros uma profissão.

Em alguns lugares, como no Rio Grande do Sul, a modalidade é conhecida como Campereada. Um dos objetivos da prova é estimular os proprietários e seus familiares a terem um envolvimento com os cavalos.

A competição exige concentração, entrosamento e habilidade dos participantes.

Como funciona

Os competidores devem se dividir em equipes com três cavaleiros. Cada uma tem de 60 a 90 segundos para separar três bovinos numerados de um rebanho de 30, sendo 10 grupos de três bois numerados.

A partir do momento que a fotocélula sorteia o número dos bois e a boiada juntada ao fundo da arena, o locutor anuncia a pista liberada e, assim o trio sai à procura dos bois.

Os cavaleiros devem seguir as regras e levar somente os animais designados a eles, caso isso não aconteça, pode ocorrer o SAT (Sem Aproveitamentos Técnicos). O tempo limite varia de prova e categoria, sendo que o máximo é de 120 segundos.

Quando o primeiro competidor do trio entrar no pequeno curral com os animais e levantar uma das mãos, o juiz para o cronômetro. Ganha quem fizer a prova em menos tempo.

COMENTE

Please enter your comment!
Please enter your name here