Eloi, ex-Botafogo e Vasco, vai comandar a volta do Santos, o Terror do Norte

1

O técnico Francisco Chagas Eloia, 66 anos, simplesmente conhecido como Eloi, ex-craque de grandes clubes brasileiros como Santos, Vasco e Botafogo, e também tendo defendido o Genova, da Itália, e o Porto de Portugal, será o responsável por selecionar os jogadores para o retorno do Santos, de Barra de São Francisco, o Terror do Norte, aos campos de futebol.

O anúncio foi feito por Enivaldo dos Anjos, prefeito de Barra de São Francisco e presidente emérito do clube, por ele levado ao futebol profissional capixaba nos anos 70 e, depois, quando foi prefeito do município entre 1989-1992. Nessa última ocasião, Enivaldo trouxe para Barra de São Francisco craques como Adílio e Paulo Henrique, ex-Flamengo, e Gaúcho, ex-Vasco e Botafogo.

O empresário José Carlos Muniz Pereira, o Zé Carlos Carioca, que cuida da carreira do técnico, confirmou que até o final do mês deverá trazer Eloi para os acertos finais. Enivaldo disse que nos próximos dias será definida a nova diretoria que vai conduzir os destinos do Santos bem como uma campanha de captação de sócios mantenedores do clube.

COPA NORTE

Inicialmente, o Santos voltará para disputar a Copa Norte, que este ano está em sua 15ª edição e, segundo Márcio Laporte, seu organizador, reunirá representantes de Águia Branca, São Domingos do Norte, Montanha, Nova Venécia, Pinheiros, Colatina, Itarana, Itaguaçu, Jaguaré, Vila Pavão, Ecoporanga e São Mateus. O último campeão da Copa foi o Flamengo, de Itarana.

Laporte disse que a próxima Copa do Norte tem início previsto para abril deste ano e, segundo ele, a presença do Santos será um atrativo a mais para a competição. “Barra de São Francisco tem tradição no futebol, o Santos fez história. Nossa intenção é fazer a abertura da competição em Barra de São Francisco, com a presença de Donizete Pantera”, disse Laporte.

Enivaldo dos Anjos disse que o projeto é assinar um contrato de um ano com Eloi para formar e comandar o Santos. “No primeiro momento, para a Copa Norte, o técnico vai ser responsável por selecionar jogadores na nossa região, fazer uma espécie de seleção regional. Depois, vamos buscando reforços e vamos analisar se entramos no Campeonato Capixaba da Série B para brigar por uma vaga na primeira divisão. Queremos reviver os grandes tempos do Santos e dar orgulho à cidade”, disse Enivaldo.

Com o retorno do Santos, o futebol do Noroeste deverá ganhar grande projeção, pois será criada uma rivalidade regional com o Real Noroeste, clube de Águia Branca que tem despontado no profissionalismo nos últimos anos, disputando até mesmo a Copa do Brasil.

BIOGRAFIA

O técnico Eloi nasceu em Andradina (SP), em 17 de fevereiro de 1955, e teve grande destaque no futebol carioca, mas jogou em vários outros clubes.Jogava como meia de armação, com passagens, principalmente, pela Portuguesa de Desportos, Santos, Vasco, Botaafogo, América e também no exterior.

No Vasco, jogou ao lado do ídolo Roberto Dinamite; no Botafogo, ao lado de Berg; e no América junto com o lendário atacante Luizinho Lemos. Mas Eloi brilhou também na Internacional de Limeira, ao lado do lateral-direito capixaba Suemar, revelado pela Desportiva. Eles tiveram oportunidade de jogar juntos também no Santos (SP), em 1981, num time que tinha ainda craques como Nilson Dias, o goleiro Marola e o volante Chicão.

Na Europa, passou pelo futebol italiano (Genova entre 1983 e 1985) e português (Porto entre 1985 1987 e Boavista em 1989).

Ainda atuou por várias equipes do Norte e Nordeste do Brasil no final de carreira. Em 1994, Elói era o camisa 10 do time do Ceará, vice-campeão da Copa do Brasil, eliminando na semifinal o poderoso Palmeiras de Evair, Edmundo, Luxemburgo e cia, patrocinado pela Parmalat. O título ficou com o Grêmio, segundo os torcedores do Vovô, “por causa da mãozinha do árbitro Oscar Roberto Godoi”, conforme registra o portal Terceiro Tempo, do jornalista Milton Neves.

Como técnico, dentre outros clubes, Eloi já dirigiu o Anapolina (GO), o América do Rio e o Ceará, onde brilhou como jogador. Agora, terá uma oportunidade para recomeçar no futebol capixaba. O empresário e técnico José Carlos Carioca foi também quem ajudou Enivaldo a montar o Santos que foi vice-campeão da Segunda Divisão capixaba em 1989.

COMPARTILHE

COMENTE