Comícios e passeatas estão proibidos em todos os municípios do ES, afirma Secretário de Saúde

24

As atividades de campanha eleitoral que geram aglomeração de pessoas estão proibidas em todo o território do Espírito Santo. O anúncio foi feito pelo o secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, durante um pronunciamento.

Nesta terça-feira (3), uma resolução do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) já proibia comícios, passeatas e bandeiraços, mas somente nos municípios classificados como risco moderado ou alto para a transmissão do coronavírus. A classificação é feita pelo Governo do Estado por meio da Matriz de Risco e, atualmente, seguindo o mapa válido até domingo (8), apenas Ecoporanga precisaria seguir as regras.

Mas Nésio disse que esse tipo de evento coloca a população em risco e que, uma vez que o Estado vive um momento de maior pressão no sistema de saúde, “não é possível tolerar isso”.

“A Secretaria Estadual de Saúde realizou atualizações de notas técnicas da Vigilância para que, junto com o TRE, de maneira explícita e clara, as atividades de campanha que levam à aglomeração de pessoas estejam terminantemente proibidas em todo o território capixaba a partir do dia de hoje. […] As restrições não são aplicáveis somente aos municípios de risco moderado e alto. Elas serão aplicadas aos municípios capixabas que se encontrem em qualquer risco, seja risco baixo, moderado ou alto”, disse Nésio.

Ainda segundo o secretário, tanto o TRE quanto a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) e a Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) vão fiscalizar o comportamento das passeatas políticas.

O TRE-ES disse que não houve mudança na Resolução Administrativa nº 2/2020, publicada nesta terça. “Pela resolução, continua determinada a proibição de eventos, como caminhadas e comícios, para os municípios que estejam em risco alto ou risco moderado“, diz a nota.

COMPARTILHE

COMENTE